BENEFÍCIOS DO INHAME QUE VOCÊ PRECISA SABER
O inhame é um tubérculo muito nutritivo. Serve como base da alimentação de diversos países das Américas, África e Ásia.
O inhame é um tubérculo bastante consumido no Brasil, principalmente no sudeste e nordeste por ser considerado um alimento extremamente versátil. É uma ótima fonte de carboidrato e também de diversos nutrientes úteis para a saúde, podendo ser utilizado em receitas doces e salgadas e até mesmo em sucos e caldos.
Inhame é o nome dado aos rizomas das plantas do gênero Dioscorea, que por sua vez tem mais de 600 espécies - família Dioscoriaceae. dentre todos estes exemplares, apenas 14 são usados como alimento. As espécies de inhame cultivadas em nosso país são oriundas da Ásia e África.
Apesar ter uma quantidade significativa de carboidratos, ele é considerado “do bem”, pois é rico em fibras, que não permitem a elevação do índice glicêmico. Desse modo, o tubérculo pode ser bastante vantajoso para diabéticos e pessoas que estão em fase de emagrecimento, além de ser antioxidante e ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.
Os tubérculos também são utilizados para fins medicinais. Pesquisas relatam que algumas espécies são usadas para extrair a diosgenina que é convertida em progesterona e utilizada na produção de pílulas anticoncepcionais.
Como podemos ver o inhame é muito bom para a saúde humana.
SAÚDE FEMININA
Por ser rico em diosgenina, o consumo de inhame é útil na regulação do estrogênio, de modo que atua no equilíbrio entre os hormônios que provocam sintomas indesejados da TPM e até da menopausa. Também ajuda a aumentar a fertilidade. Foi observado que mulheres africanas que os consomem com frequência são mais férteis.
BOM PARA A PELE E OS CABELOS
As suas propriedades antioxidantes revelam benefícios significativos para a saúde da pele e dos cabelos, pois amenizam o processo natural de envelhecimento.
A vitamina C presente em sua composição também ajuda na produção de colágeno, contribuindo para a restauração das células danificadas da pele.
Também melhora a cicatrização da pele por ser rico em uma substância chamada alantoína.
Pessoas que sofrem com espinhas, foliculite, furúnculo, pelos encravados ou inflamados, o inhame é indicado por limpar o organismo de dentro para fora.
E ainda, por causa da vitamina B6, o consumo do inhame ajuda a retardar a queda dos cabelos, bem como, na produção de melanina, o que faz com que os fios não fiquem grisalhos tão cedo.
Vale destacar que o ferro que contém no referido tubérculo, melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo.
COMBATE A PRISÃO DE VENTRE
A quantidade de fibras que contém no inhame, provoca maior saciedade e ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre - constipação.
AJUDA A PREVENIR O CÂNCER
Os compostos antioxidantes do inhame – betacaroteno e vitamina C – protegem da ação de radicais livres, e, por isso, ajudam a prevenir os mais variados tipos de câncer.
É BOM PARA O CORAÇÃO
O excesso de colesterol no sangue é associado à ocorrência de doenças cardíacas e, as fibras do inhame ajudam a reduzir os seus níveis. E por ser boa fonte de potássio, mineral que compensa as ações hipertensivas do sódio no corpo humano ajuda a prevenir a hipertensão.
PREVINE O MAL DE ALZHEIMER
O inhame é um ótimo alimento para ajudar a prevenir e controlar o Alzheimer, por ser fonte de vitaminas B6 e B9. A diosgenina é convertida em DHEA em nosso organismo, tendo em vista que a sua produção no corpo humano diminui à medida que envelhecemos .
AJUDA A EVITAR A ANEMIA
O inhame é um bom alimento para a prevenção da anemia, por ser fonte de ferro, que por sua vez ajuda no processo de transporte de oxigênio, realizado pelas hemácias.
Vale destacar que o cobre também encontrado no tubérculo, ajuda no acesso ao ferro armazenado, para que ele possa ser utilizado na síntese de novas hemácias, além da vitamina C, que também ajuda na absorção de ferro.
A vitamina B6, fundamental para a produção de hemoglobina e o ácido fólico, que ajuda no processo de maturação das células sanguíneas também são encontradas no inhame.
Fontes: Minha Vida; Mundo Boa Forma; Ativo Saúde; Quero Viver Bem; Notícias Bol Uol
Leia também!
CALDO DE INHAME COM CUBINHOS DE BACON E CENOURA
CALDO DE INHAME COM CUBINHOS DE BACON E CENOURA
Comentários