PRATO PARA ATLETAS: UMA COMBINAÇÃO PERFEITA!


COLUNA | GASTRONOMIA
Por LouMach – Culinária

Muitas vezes nos esquecemos das facilidades que precisamos cultivar em nosso dia-a-dia. Ao invés de complicar, que tal cultivar a simplicidade?

Hoje vamos conversar um pouco sobre a importância do arroz com feijão. Uma combinação perfeita, mas que associada à outros nutrientes ajudam a manter o equilíbrio nutricional dos atletas e trabalhadores que exigem esforço físico.

O mais importante é controlar a quantidade, e assim, garantir a qualidade de cada porção.

Nesse prato sugerimos para combinar com o arroz um peito de frango ensopado com batata inglesa e uma farofa com ovos, banana e tempero verde.

O atleta e as pessoas cujas atividades profissionais exigem muito esforço físico precisam garantir calorias e nutrientes importantes que promovem a saúde do corpo e da mente.

Então não pode faltar arroz com feijão!

A proteína do arroz contém diversos aminoácidos essenciais: triptofano, Isoleucina, leucina, lisina, metionina, tirosina, cisteína, fenilalanina, valina, histidina e treonina, conseguindo oferecer uma boa quantidade de aminoácidos por dose. “A leucina, por exemplo, é um aminoácido que age de maneira direta na regeneração das fibras musculares, atuando de maneira mais específica que outros aminoácidos essenciais, prevenindo a sarcopenia [perda de massa muscular], atendendo as necessidades nutricionais de uma atleta”´[1]

O Feijão é fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas do complexo B, ferro não heme, cálcio, cobre, magnésio, potássio e zinco. Não possui alto valor energético. Deve ser deixado de molho por pelo menos por 12 horas para reduzir os fatores antinutricionais, trocando a água do preparo, e o ideal é que seja refogado com um pouco de azeite, alho e cebola. Não há necessidade de se acrescentar carnes gordas e salgadas. [2]

Um exemplo de como os dois se complementam perfeitamente está abaixo: - Arroz: boa qualidade de aminoácidos, com alta quantidade de aminoácidos sulfurados como metionina e cistina, mas é deficiente em lisina. - Feijão: alta quantidade de aminoácido lisina, mas é deficiente em aminoácidos sulfurados como metionina e cistina. [3]

E a couve? A couve é bastante nutritiva e pode contribuir com o desempenho de quem treina regularmente, pois ajuda a reduzir dores pós-treinos, mantém o coração saudável, evita cãibras, relaxa os músculos

A couve é rica em fibras, além de ser uma ótima fonte de cálcio, magnésio, ferro e vitamina C. Possuem em sua composição outras vitaminas, como a vitamina A e vitamina K e também é rica em potássio. A folha tem ação anti-inflamatória e contêm antioxidantes, os quais auxiliam na proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres.[4]

Incluímos a batata inglesa no frango porque possui grande quantidade de água, fibra alimentar e é uma importante fonte de carboidratos para o dia a dia. Além disso, contém:

Vitaminas, potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco, que ajudam na função cerebral, diminui a pressão arterial, reduz o estresse, deixa os ossos mais fortes, faz bem para o coração, previne cãibras, controle do diabetes, melhora a qualidade do sono [5]

E por que adicionar no frango? O frango é fonte de todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo. O arranjo destes compostos dá origem a diversos tipos de proteínas e enzimas, que ajudam o humor, a atenção, a concentração e a qualidade do sono, por exemplo.

Incluímos a farofa com ovos, banana da terra, farinha de mandioca e temperos verdes (salsinha e cebolinha). Saiba os motivos:

Ovos: O ovo é rico em proteínas e vitaminas A, D e do complexo B.

É na clara que se concentra a albumina, a proteína que possui aminoácidos fundamentais para a reconstrução muscular. Por isso, o alimento é muito consumido por frequentadores de academia. Já a gema reúne a parte mais calórica do ovo. Mas isso não significa que ela deve ser desprezada. Muito pelo contrário. Afinal, oferece nutrientes importantes, como ômega 3 e a lecitina, que ajuda a controlar os níveis de gordura. [6]

Farinha de Mandioca: A farinha de mandioca serve como uma fonte de energia rápida. É rica em ferro, cálcio, potássio, vitamina B6, manganês e magnésio.

Banana da terra: Essa fruta possui alta concentração de fibra alimentar, e, por isso ajuda nas funções intestinais e digestivas; é rica em potássio e isso ajuda a prevenir cãibras e dores musculares, além de proporcionar mais energia para o corpo; tem pouco sódio, contribuindo no controle da pressão arterial alta; é fonte de vitaminas A e C e nutrientes antioxidantes; contribui para evitar os picos de glicemia; aumenta a energia do organismo; é fonte de potássio, melhora o humor, por causa do aminoácido triptofano que se converte em serotonina.

Salsinha e cebolinha: A salsinha previne gripes por ser rica em antioxidantes, vitamina C; fortalece o sistema imunológico, porque além da vitamina C contém propriedades antibacterianas; previne anemia, por ser rica em ferro e ácido fólico; combater a retenção de líquidos, dentre outros benefícios. Já a cebolinha verde é rica em vitamina A e C; é considerada um antibiótico natural; é fonte de flavonoides; é anti-inflamatório; antibacteriano e antifúngico.

Mas, se você não vivencia as experiências de atletas e tem uma profissão que exige pouco esforço físico, então recombine o prato:
1ª. Opção – Arroz, feijão, couve e peito de frango ensopado sem batata.
2ª. Opção – Farofa, feijão, couve e frango sem batata,.
3ª. Opção – Arroz, frango com batata e couve.

Gostou? Bom apetite!

Fotos: Arquivos do LouMach
*LouMach | Dicas& Ideias loumachdicaseideias@gmail.com

[1] Prodiet
[2] [3] Globo Esporte
[4] Perface
[6] Terra

Tags: #gastronomia #loumach #culinária #pratosalgado #farofa #verão #comidasaudável #saúde #educaçãoalimentar


Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

PASSARAM POR AQUI!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER E RECEBA OS MELHORES POSTERS

Nome

E-mail *

Mensagem *