Tudo o que você precisa saber sobre como cuidar de azaleias


A azaleia é uma planta fácil de ser cultivada. Adapta-se bem em diversos ambientes, internos ou externos, em vasos ou canteiros. Você vai amar!


LouMach | Paisagismo
Flores Ornamentais

É originária do Japão, onde é chamada de “arvore de rosas”. Está presente em todos os jardins orientais.

Quando bem cuidada, floresce o ano todo.

Essa planta gosta de locais com boa luminosidade e sol pleno por pelo menos 4 horas ao dia. 




O solo ideal para a azaleia é composto por uma parte de terra argilosa, uma parte de areia e outra parte de composto orgânico bem curtido, com PH mais para o ácido.

No vaso esse solo deverá ter boas condições de drenagem e terá que ser afofado rotineiramente para não compactar.

Se for plantada no jardim, é bom escolher um local com pouco vento.

Cuide também do excesso de chuva caso esteja plantada em vasos, como é o caso das mínis.

Regue as azaleias regularmente até que se estabilizem. Esse tipo de planta absorve água através das folhas, então é importante também molhar a folhagem.

O ideal é molhá-las de manhã, pois assim elas têm o dia todo para absorver a água e ao mesmo tempo têm tempo para secar. Se as folhas se mantêm molhadas durante a noite o risco de embolorarem é maior.

Vale ressaltar que depois que a planta estabilizar no local definitivo, não precisa regar todos os dias. Mas, é fundamental ficar atento para não murcharem.  

Plante as azaleias no fim da primavera ou no começo do outono. São as melhores épocas para o plantio, pois a maior parte das azaleias florescerá na primavera seguinte.

Se na região onde você mora o solo for mais alcalino, você pode construir floreiras com uma mistura de musgo esfagno grosso e um pó de serragem fino.


Pode atingir até 2 metros de altura. Mas, também existem as de médio porte e as mínis.

É importante fazer as podas para garantir flores todos os anos. Sendo assim, faça uma poda de limpeza após as floradas e, nesta época também, faça a adubação com composto bem curtido. 

Não é recomendável usar fertilizantes antes da floração, pois eles estimulam mais o crescimento de folhas e não tanto de flores.

Elas podem ser adubadas varias vezes ao ano, com adubo orgânico (composto ou estrume) bem curtido, com cinza de lareira e fogueira, bem como, restos picados de folhagens.

É só colocar o adubo em volta do pé da azaleia e introduzir levemente. Depois regue e cubra a superfície com palhas ou folhas secas.

Uma dica bem legal é que a azaleia pode ser cuidada dentro de casa, mas, é fundamental que fique num local que possa tomar o sol da tarde.


Curiosidades
  • As azaleias foram eleitas símbolos da cidade de São Paulo.
  • Na China são consideradas símbolos da feminilidade.
  • Elas também são associadas à felicidade e elegância. 
  • Todas as espécies são excelentes opções de presentes.
 As variedades decíduas de azaleia, como a conhecida como Roseshell (Rhododendron prinophyllum), sobrevivem a baixíssimas temperaturas.



Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

PASSARAM POR AQUI!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER E RECEBA OS MELHORES POSTERS

Nome

E-mail *

Mensagem *