Um jardim pra chamar de meu


Não importa se é grande ou pequeno, um jardim é sempre um espaço onde podemos cultivar emoções, dedicação e amor.*


LouMach | Paisagismo
Jardinagem

Cultivar um jardim demonstra o nosso amor pela natureza, pois além das flores que embelezam a paisagem, podemos atrair belíssimas borboletas, além de lindos beija-flores.

Então se você tem um espaço em sua casa, crie um jardim. Pode ser no quintal, na varanda ou no terraço. Pode ser no chão (canteiros), nos vasos (floreiras) ou até mesmo nas paredes (jardim vertical).

O mais importante é cultivar a vida. Sim! Jardim é vida. Flores harmonizam as nossas vidas.

Por isso, nesse post compartilharemos a construção de um pequeno jardim.


Nesse espaço será plantado placas de grama esmeralda. Para tanto, o chão precisa estar bem limpo.


É muito importante preparar o solo para plantio da grama.

Remova todos os resíduos indesejados do local a ser gramado.

Faça uma aplicação de calcário (Dolomítico ou Calcítico). O ideal é sempre solicitar uma análise do solo, para verificar as reais necessidades de nutrientes e a quantidade a ser aplicada. 

Mas caso isso não seja possível, aplique porções moderadas de aproximadamente 300 gramas por m2, e repita a aplicação depois de uns três ou quatro meses do plantio.

Também é importante adubar. Na adubação de pré-plantio evite a utilização do nitrogênio, porque nessa fase o seu efeito dura pouco tempo no solo. A grama ainda não esta enraizada, e, por isso, não absorve o nutriente.

Para quem não sabe "nitrogênio" é um dos nutrientes do adubo, também chamados de (macronutrientes) que atua na parte verde das plantas melhorando a formação das folhas. 

Ao plantar as primeiras placas de grama, alinhe-as de modo que fiquem bem uniformes. O formato de tapete, proporciona maior facilidade na hora de plantar a grama. Caso tenha dificuldade, utilize uma linha de pedreiro para fazer o alinhamento das placas. 

Após plantar a grama, pulverize um pouco de terra em cima das folhas e rejunte as fissuras entre os tapetes com essa mesma terra. Utilize terra de boa qualidade, adubada e (livre de ervas daninhas).

A cobertura com terra ajuda na retenção de umidade, acelera o processo de brotação da grama. 

O sistema de irrigação deve ser realizado simultaneamente com o plantio da grama, ou seja, plante a grama durante o dia e irrigue sempre no final da tarde e pela manhã.

Assim o gramado permanecerá úmido por mais tempo. Instale pontos de água no local do plantio para facilitar a irrigação na grama. 

É fundamental fazer a irrigação pelo menos durante os primeiros (trinta dias).

Veja que a grama esmeralda forma um lindo tapete.



Na jardineira, o beijo também conhecido como maria-sem-vergonha, vai compor a entrada do jardim. 

Veja que ao fundo, contornando a cerca (alambrado) foi plantado o capim-paulista, pois além de decorativo protege o espaço. 


Ficou muito bonito o contorno com as pedrinhas brancas separando a grama da bordadura. 

A bordadura foi desenhada com a flor-penta de várias cores, também conhecida como estrela-do-egito. 


Para formar a bordadura ao longo da cerca de capim-paulista a terra foi adubada com produtos adequados ao plantio da flor-penta (fertilizante líquido de uso geral) - misture o fertilizante de acordo com as orientações que constam na embalagem.

Sugerimos misturar terra preta ou esterco de galinha, antes do plantio.

A flor-penta é tolerante à seca, tem um crescimento rápido com flores o ano todo e atraem borboletas.

Já ao redor da jabuticabeira e do pinheiro optou-se por contornar com blocos  para formar uma forração no centro.


No centro da jabuticabeira a ideia de plantar cravos, foi proposital, pois essa planta além de belíssima, também atua como repelente para mosquitos, além de ser uma planta medicinal - Cravo é bom pra saúde! Você Sabia?

E no centro do pinheiro ao fundo, a escolha da flor-penta foi com a intenção de dar continuidade à bordadura ao longo da cerca de capim-paulista.


A simplicidade é muito importante! O jardim está pronto. 

Agora é regar todos os dias, retirar as folhas secas da flor-penta e transformá-las em adubo, que logo o jardim estará florido.

Durante os primeiros trinta dias é bom regar pela manhã e à noite. É uma terapia... Você vai amar! 

Cuide da Natureza! 

____
*Jardim construído pela Débora com muito amor


Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

PASSARAM POR AQUI!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER E RECEBA OS MELHORES POSTERS

Nome

E-mail *

Mensagem *