DICAS DE SÁUDE: POR QUE INSERIR A ABOBRINHA NA DIETA ALIMENTAR?



A abobrinha é um dos vegetais menos calóricos do mundo.

Tem apenas 37 calorias a cada 100 g cozida.

Não contém gorduras saturadas relevantes ou colesterol.

Sua casca é uma fonte excelente de fibras que ajudam a reduzir a prisão de ventre e, consequentemente, oferece proteção contra o câncer de cólon.

As abobrinhas, especialmente as de casca amarela, são ricas em flavonoides e antioxidantes fenólicos como ascarotenos, luteína e zea-xantina.

Esses ingredientes diminuem a ação dos radicais livres e espécies reativas de oxigênio (ROS) que possuem papel fundamental no envelhecimento e outras doenças.

Esse vegetal detém boas quantidades de folatos: fornecem 24 µg ou 6% de RDA a cada 100 g.

Os folatos são importantes na divisão celular e na síntese do DNA. Quando ingeridos em quantidades corretas no início da gravidez ajudam a prevenir defeitos no feto.

É uma grande fonte de potássio, um importante eletrólito intra-celular.

O potássio é um eletrólito muito favorável ao coração já que auxilia na redução da pressão sanguínea e controla os batimentos cardíacos através da redução do sódio.

Abobrinhas frescas são ricas em vitamina A: fornecem cerca de 200UI a cada 100 g. Fornecem, também, cerca de 30% das necessidades diárias de vitamina C a cada 100 g consumidas.

Contém níveis moderados de vitaminas do complexo B, bem como minerais importantes como ferro, manganês, fósforo e zinco.

Uma boa dica é consumir a abobrinha orgânica, de modo que possamos evitar o risco de contaminação por agentes pesticidas.

Veja as propriedades nutricionais de uma xícara de abobrinha cozida (220g)
Energia: 40 calorias
Carboidratos: 3,9 g
Fibras: 1,4 g
Proteínas: 1,2 g
Gorduras: 2,6 g

SAIBA MAIS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA ABOBRINHA

A abobrinha é um excelente antioxidante por ser fonte de manganês e de vitamina C. Essa talvez seja a sua melhor característica. Tem ótima combinação de nutrientes antioxidantes convencionais e não convencionais, incluindo-se os carotenóides luteína e zeaxamina, especialmente úteis na proteção aos olhos, incluindo-se proteção contra a degeneração macular e a catarata. Mas para que possamos garantir os seus benefícios antioxidantes é necessário consumir a polpa, a casca e as sementes.

A abobrinha verde tem benefícios aos níveis de açúcar no sangue, por ter vitaminas do complexo B: B6, B1, B2, B3, ácido fólico, colina, zinco, magnésio, ácidos graxos omega-3, fibras alimentares : fibras de polissacarídeos como a pectina. A pectina existente na abobrinha muitas vezes inclui cadeias de ácido D-galacturónico chamado homogalaturonano.

A abobrinha verde também atua como anti-inflamatórios, por causa da presença de gorduras omega-3 nas suas sementes de abobrinha, de carotenóides anti-inflamatórios como a luteína, zeaxantina e beta-caroteno, bem como a presença de polissacarídeos anti-inflamatórios como homogalaturonano.

Se revela também uma ótima proteção antimicrobiana, pois as suas sementes e o óleo extraído das mesmas têm larga utilização antimicrobiana, especialmente como antiparasitários.  

As Sementes e óleos de abobrinha auxiliam na Saúde da próstata porque ajudam a diminuir a frequência de micção que é comumente experimentada por homens diagnosticados com HBP - hiperplasia prostática benigna.

Também protege o sistema respiratório contra a asma devido à sua grande quantidade de vitamina C, desempenhando um papel fundamental na manutenção do sistema imunológico e no combate às doenças respiratórias. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a manter os pulmões abertos e limpos.

A abobrinha também fortalece dentes e ossos, por causa do cálcio que ajuda no correto funcionamento do sistema nervoso e fortalece os ossos e dentes.

Diminui o colesterol ruim, por apresentar alto conteúdo de fibras que ajuda na redução do colesterol ruim. Os níveis de vitamina A e vitamina C retardam o início da aterosclerose, evitando que o colesterol se oxide nas veias e artérias do corpo e provoque obstruções.

É excelente para o coração, pois tem grandes quantidades de potássio, que ajudam a diminuir a pressão arterial e também de folato que diminui o aminoácido homocisteína que causa ataques do coração e derrames. Por ser rica em magnésio também ajuda a manter a pressão arterial em níveis seguros e as batidas do coração em ritmo estável.

Fontes

Prefira os alimentos orgânicos!

https://www.facebook.com/Org%C3%A2nicos-Hammer-Tesch-1515634225417774/

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

PASSARAM POR AQUI!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER E RECEBA OS MELHORES POSTERS

Nome

E-mail *

Mensagem *