CULINÁRIA: POLENTA COM QUEIJO


Quando se fala em comer polenta, até me dá água na boca!


Na minha infância, comíamos polenta todos os dias.

Minha mãe fazia polenta, que na época chamava de angu, para comermos no almoço.

Mas sempre fazia uma quantidade que dava para os seus seis filhos e marido (meu pai) e ela é claro!

Era uma quantidade para o almoço, para o café da tarde e para o jantar.

Sabe por quê?

Como morávamos na roça, não tínhamos pão francês todos os dias!

Pra sorte nossa. Hehehe!

Assim, no almoço comíamos a polenta com os demais pratos preparados: arroz, feijão, carne de porco na lata, quiabo, etc.

E aí é que vem o melhor!

Na hora do lanche da tarde, comíamos a polenta (angu) em pedaços numa cumbuca com leite, café e açúcar. Que delícia!

Comíamos de colher.

E a noite, no jantar. O restante da polenta cortada em tiras ia para a grelha que ficava no fogão à lenha.

Com as brasas embaixo da grelha a polenta esquentava com pedaços de queijo por cima.

Pensa numa gostosura de polenta!

É pessoal... Essa Temporada Caipira está me instigando à relembrar a infância que vivi até aos 15 anos lá na roça. 

Minhas raízes são campesinas!
 

Bem, chega de prosa. 

Hoje gostaria de compartilhar um jeito simples de fazer polenta.

Ingredientes
2 xícaras de fubá da roça.
4 xícaras de água
Sal a gosto
1 colher de óleo
100g de queijo mussarela em fatias
100g de queijo parmesão ralado.

Modo de Preparar
Coloque a água, o fubá, o sal e o óleo em uma panela.

Mexa bem, até que o fubá fique bem misturado.

Leve para cozinhar em fogo alto.

Mexa até ferver. Não pode parar de mexer, para não criar caroços de fubá.

Bem, se você preferir, pode deixar a água com sal e óleo ferver e depois adicionar o fubá molhado mexendo bem rápido para não virar caroço.

Eu prefiro a primeira ideia, porque não corro o risco de me queimar com os respingos que a fervura provoca no fubá. Ok?

Bem, como eu vou mexendo até ferver, assim que começa a borbulhar e ficar pastosa eu abaixo o fogo, tampo a panela e deixo cozinhar por 45 minutos.

Não precisa mexer. Muito cuidado pra não retirar a tampa porque respinga.

Só abra após os 45 minutos e depois que desligar o fogo.

Bem, após desligar o fogo. Coloque uma camada de queijo mussarela em uma vasilha, adicione a polenta e por cima cubra com o queijo parmesão ralado.

Deixe descansar um pouco e assim, que derreter o queijo sirva com muito amor!

💙 💚 💛 💜


_____________
Fotos | LouMAch


Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

PASSARAM POR AQUI!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER E RECEBA OS MELHORES POSTERS

Nome

E-mail *

Mensagem *