BELEZA DAS GRÁVIDAS... LINDAS NA GRAVIDEZ!

Saiba como se cuidar durante a gestação

Cuidados com o cabelo, o corpo, o rosto, a alimentação, dentre vários outros, se fazem necessários no período da gravidez. 


Para começar, é importante dizer que cada gravidez se apresenta de forma diferente. Uma mesma mãe pode ter diferentes experiências se optar por ter mais de um filho(a), imagine gestações em pessoas diferentes.

O corpo muda, o peso aumenta, a barriga estica e os seios dobram de tamanho! Estar grávida é estar aberta a viver uma experiência única.

Um turbilhão de alterações hormonais provocam várias mudanças no corpo, que precisam ser acolhidas com olhar peculiar a esse momento da vida.

Aos poucos você vai compreendendo cada sentimento, cada sensação, necessidades e cuidados. Lendo, ouvindo, experimentando e se cuidando os nove meses passam muito rápido.

CUIDADOS IMPORTANTES

Junto à descoberta de uma gravidez, principalmente quando é a primeira, uma série de dúvidas surgem. Eu posso comer de tudo? Posso pintar o cabelo? E fazer luzes? Como prevenir estrias? Os seios vão ficar flácidos? Essas são algumas das indagações feitas pelas grávidas no início da gestação.

Cabelo, corpo, rosto, unhas, precisam de cuidados especiais, mas precisamos ter clareza de que a gravidez também proporciona benefícios à beleza das mulheres, como pele viçosa, cabelos com brilho especial e seios turbinados. Mas, Atenção! Mesmo com tais  benefícios é muito importante ter os cuidados necessários para não ter problema posteriormente.

 Cuidados com o Cabelo


Cabelo com brilho

Muitas mulheres na gravidez ficam com mais brilho nos cabelos e a queda na hora de lavar e de escovar diminui. Essa é uma das maravilhas da gestação. Tive o segundo filho aos 42 anos, e meu cabelo ficou lindo... viçoso e volumoso. Mas não podemos nos descuidar.

Pintar o cabelo

Não precisei pintar, mas se você assim o deseja, as orientações de obstetras é que a gestante pode usar tintura, desde que tome alguns cuidados. É importante evitar as tinturas no primeiro trimestre de gestação. Procure usar os bastões de retoque temporário.

Alisar o cabelo

Vários obstetras salientam que este tipo de tratamento deve ser evitado, tendo em vista que a estrutura do cabelo muda bastante durante a gravidez, podendo trazer resultados indesejados ou desfavoráveis. Optem pelas hidratações comuns e uso da escova e secador para pentear. Prime pela sua segurança e a do bebê.

Cuidados com o Rosto

Fiquei grávida pela primeira vez aos 22 anos e pela segunda aos 42 anos. Nas duas experiências tive acne. 

Mesmo com a diferença de idade, nas duas gestações a acne apareceu por volta do segundo mês e perdurou até o quarto. E o mais interessante, que não tive acne na adolescência. 

Procurei um dermatologista e segui as orientações de não cutucar e nem espremer.

Após esse período minha pele ficou mais hidratada e viçosa, pois também redobrei os cuidados com a quantidade de água que ingeria durante o dia e a limpeza cotidiana pela manhã e a noite.

Limpeza de pele

Se as espinhas não sumirem, limpeza de pele é fundamenta!

Se você não tiver acne não dispense a limpeza do dia a dia, bem como aquela mais detalhada, que deve realizada por um(a) especialista em estética.

Após o período pra quem teve a experiência de acne, também é fundamental a realização da limpeza diária do rosto e da detalhada. 

Cuidados com a pele do rosto, não podem ser dispensados. Toda gestante pode fazer limpeza de pele sem nenhum problema, desde que usem produtos indicados por especialistas na área.

Dermatologistas salientam que é bom evitar o uso de produtos esfoliantes contendo ácidos, pois a pele absorve. O filtro solar é fundamental de ser aplicado todos os dias após a higienização matinal e após as limpezas mais detalhadas, com vistas a evitar as manchas. Nesse período a pele fica mais fina.

Cuidados devem ser tomados com o tipo de máscara calmante, descongestionante ou secativa – elas podem conter substâncias como ácido salicílico, antibióticos e despigmentantes, que são prejudiciais ao bebê.

Rosto com proteção máxima: As manchas são motivos de preocupação.


Nesse período a produção de melanina fica estimulada e altera a pigmentação da pele, favorecendo o surgimento de sinais amarronzados, o que indica a necessidade de caprichar no protetor solar com FPS acima de 30 e evitar o sol.

Mas se aparecerem saiba que na maioria das vezes, somem cerca de quatro meses após o parto. 

No entanto, se for muito incômodo peça orientação ao(à) dermatologista que pode ser indicado um creme clareador próprio para gestantes. Mas vale dizer, que é importante a orientação médica, não faça automedicação.

Cuidados com o Corpo


Estrias

Quem tem tendência a ter estrias deve redobrar os cuidados. 

Manter o peso adequado é uma das dicas. Hidratação é fundamental! Beba bastante água e suco natural.

Exercício físico deve fazer parte da rotina, além de manter a pele hidratada. 

Utilize sabonetes, cremes e óleos indicados para gestantes. Você vai encontrar o seu produto ideal, caso tenha enjoos. Não desista!

As estrias já presentes não alteram na gestação. Ali já houve ruptura das fibras e o local não será novamente afetado. Cuide-se para não romper outras!

Mas, o mais importante é orgulhar-se da barriga e valorizá-la. Curta sem perder de vista que os cuidados se iniciam desde o início da gravidez. Lambuze-se desde cedo com os cremes especiais para grávidas.

Fique de olho nas substâncias anti estrias que possuem ácido retinoico, nos hidratantes à base de ureia, que têm ação mais intensiva.

Seios Turbinados


Já nos primeiros meses, os seios ficam maiores. 

E assim, com o tempo as aréolas escurecem (por causa do aumento de melanina) e se tornam salientes.

Aproveite para usar decotes, mas não abuse de roupas que possam comprometer o conforto dos seus seios. Prefira sutiãs confortáveis e de boa sustentação, com alças e laterais largas. Faça a opção de usar sutiã vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana. Pode fazer uma boa diferença!

Como a pele da região dos seios se distende rapidamente, há risco de as fibras se romperem, causando estrias. Por isso, capriche na hidratação com óleos e cremes à base de elastina e silício, aplicados até duas vezes ao dia. Mas não passe nada nos mamilos, para não afinar a pele, prejudicando o momento da amamentação.

Ao invés de produtos nos mamilos, é recomendável após o banho enxugá-los com toalha macia, e com a mesma fazer massagem com movimentos que vão das auréolas até os mamilos, bem suave... Comece com cinco movimentos e vai aumentando aos poucos. Cada quinzena aumente mais cinco. Ao final da gravidez observará que o mesmo está mais resistente e isso ajudará na hora de amamentar.

De pernas para o alto.

As pernas também precisam de muita atenção. Evite o inchaço, a celulite e as varizes.


Inchaço: Os pés sofrem com a retenção de líquido desde o início da gravidez, e o inchaço se agrava no terceiro trimestre. 

Por isso, cuide da sua alimentação: diminua o sal, alimentos embutidos, sanduíches, dentre outros que estimulam o inchaço indesejado.

Evite ficar muito tempo em pé ou sentada. Procure fazer exercícios físicos, com vistas a não ganhar muito peso, pois ao engordar, o peso sobre os pés podem ocasionar fissuras nos calcanhares e com a queda de imunidade pode aparecer algumas micoses.

Use sapatos adequados, com bicos arredondados, salto de até 3 centímetros, boa forração interna e sem costuras, que causam atritos e a formação de calos, é o que aconselham várias(os) podólogas(os).

Como eu fiquei com os pés um pouco inchados, procurei usar sapatos com um número maior e continuei a usá-los nas primeiras semanas após o parto. Evitei sandálias, rasteiras, para não favorecer rachaduras. Descartei calçados de material sintético, pois os mesmos não permitem boa respiração e podem propiciar a proliferação de fungos.

É muito importante após o banho, secar bem entre os dedos e usar um hidratante adequado para prevenção das rachaduras e fungos. 

Outro cuidado para não inchar demais, é o fato de provocar o encravamento das unhas.

Celulites: Na segunda gravidez procurei fazer massagens com drenagem linfática. Assim, me sentia mais descansada e o inchaço diminuiu, pois melhorou a circulação.

A melhora da circulação também preveni a famosa celulite.


Em casa, a aplicação de cremes e óleos em movimentos ascendentes antes de dormir ativa a circulação e alivia tensões.

Mais uma vez a indicação de uma rotina de exercícios físicos, dieta balanceada sem ganho excessivo de peso. 

É fundamental evitar frituras, refrigerantes e alimentos embutidos.

É muito importante ingerir alimentos com fibras para manter o bom funcionamento do intestino e beber muito líquido.


Varizes: As varizes têm como causa a dilatação das veias e o aumento do sangue em circulação.

Por isso,é importante evitar o excesso de peso, principalmente para quem tem predisposição genética. Evite engordar muito, bem como, passar muitas horas em pé ou sentada. Procure fazer repousos diários com as pernas elevadas.

Mãos e unhas cuidadas


Assim, como as demais partes do corpo as mãos e as unhas precisam ser cuidadas com todo o rigor que necessita. Cremes são fundamentais, desde que apropriados para uma gestante.

Por causa da baixa imunidade, comum às grávidas, podem aparecer infecções por fungos, vírus e bactérias. Deve-se prevenir secando bem as mãos ao lavá-las, usando luvas nos serviços domésticos, bem como evitando tirar as cutículas, pois as mesmas constituem proteção natural.

Se você deseja usar esmalte, sem problemas, mas ao removê-los prefira removedor hipoalergênico.

Algumas grávidas ficam com a palma da mão meio avermelhada, na qual é denominado de eritema palmar. Trata-se de um distúrbio vascular causado pela elevação dos hormônios estrogênicos, que desaparece entre seis e sete semanas depois do parto.

Cuidados com a Alimentação


As(os) nutróloga(os) tem recomendado um adicional proteico para a síntese de tecidos maternal e fetal. É fundamental variar os alimentos, tendo em vista a necessidade de ingerir todas as vitaminas e minerais. 

Atenção especial ao ácido fólico, ácido ascórbico, cálcio, fósforo, ferro, zinco, cobre, sódio, magnésio, flúor, iodo e vitaminas B6, A, D, E e K, recomendam os(as) especialistas que acompanham o pré-natal.

Por isso, abuse das frutas, legumes, verduras, sem se esquecer de porções adequadas de cereais, produtos integrais, oleaginosas, laticínios e carnes.


Uma alimentação saudável garante a saúde da mãe e o perfeito desenvolvimento do bebê.

Por isso, evite o consumo de produtos industrializados de qualquer espécie como adoçantes, sucos de caixa, comida congelada, enlatados, embutidos, dentre outros. 

Prefira os orgânicos!

Beba muita água, pois o intestino tende a ressecar muito durante este período, podendo ocorrer constipação e consequentemente as hemorroidas.

Se possível, contrate um(a) nutricionista, com vistas a controlar o aumento de peso e qualificar a sua alimentação.

As dicas mais importantes!!!!

 Curta a sua gravidez... 

Aproveite cada momento da sua gestação... leia boas histórias, ouça músicas que acalmam e alegram, durma bem, aprecie a sua barriga... converse com o(a) bebê!

Faça o acompanhamento pré-natal com o(a) médico(a) da sua confiança.

Sempre que tiver dúvidas, sintoma ou alteração estranha, entre em contato com ele(ela) e siga suas orientações.

Uma feliz e ótima gravidez!

Um grande beijo para a Débora... a nossa grávida do ano! Minha linda nora.

Para a Eliana Braw também... Grande amiga! 

Fonte:



POSTAGENS MAIS VISITADAS

PASSARAM POR AQUI!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER E RECEBA OS MELHORES POSTERS

Nome

E-mail *

Mensagem *