ARTESANATO: DIFERENTES MANEIRAS DE CONFECCIONAR LUMINÁRIAS COM GARRAFAS


Muitas vezes descartamos as garrafas de vidro sem dó nem piedade. E a natureza vai ficando cada vez mais abarrotada.

Outras vezes, ficamos horas e horas escolhendo uma luminária interessante para complementar a decoração da nossa casa, escritório, dentre outros espaços que estamos planejando organizar.

Pensando nessas questões, compartilharemos a seguir algumas ideias que podem ajudar na preservação da natureza, e ainda, iluminar o seu projeto.

Com garrafas de diferentes cores, tamanhos e modelos podemos fazer lindas peças de luminárias.

 
 Relembrando o tempo da lamparina... 

Você pode decorar a sua sala de estar de forma que possa relembrar ou conhecer um pouco da história. Se você tem casa nas montanhas, fica um luxo!

 Arrumar as velas com cheiro, também é uma ideia arrojada...

Corte as garrafas no tamanho que desejar. Coloque-as em cima de um suporte de pedra. O referido suporte pode ser redondo ou quadrado, mas o importante é que seja maior do que o diâmetro da garrafa, de modo que a garrafa não caia. As velas podem ser aromatizadas.

Você pode utilizar essa ideia em ambientes abertos... Num deck fica divino!

Nessa ideia ao invés da pedra, você pode pedir a um ferreiro para confeccionar um suporte de ferro, de um jeito que caiba a garrafa e sirva de apoio para a vela. Fica muito bonito.

Essas garrafas coloridas, podem deixar o jantar a beira da piscina com ar jovial.

O suporte para apoiar a vela pode ser de tampa de pote e ou latinha, desde que não seja de plástico. O calor da vela pode derreter. É só você cortar as garrafas com diâmetro no tamanho das tampinhas. Faça dois furos no meio da tampinha de modo que consiga passar um arame grosso para servir de alça. Assim, facilita a locomoção da luminária.

Quer deixar o barzinho da sua sala mais elegante?  

Corte as garrafas no tamanho que desejar, na cor que mais gosta e na forma que mais achar interessante. Com o suporte de lâmpadas para luminárias que você encontra em casas de decoração, você pode pendurar as garrafas e iluminar o ambiente de forma original.

O ambiente da churrasqueira pode se transformar com as garrafas transparentes.

Um churrasco a noite, pode fazer a diferença com essas luminárias. A ideia pode ser realizada com garrafas transparentes e suporte para lâmpadas, conforme sugerido acima.

Lindas suculentas arrumadas em garrafas. 
E o castiçal com velas aromáticas, complementam a decoração.

Garrafas vazias também podem ser usadas como “vasinhos” de suculentas. Com essa ideia você pode enfeitar a mesa da recepção do seu escritório, a mesa de café colonial num fim de tarde com as(os) amigas(os), a mesinha de centro da sua sala de estar, o aparador do hall de entrada e muito mais. Para isso, corte um dos lados para que fique um vão onde se possa colocar as suculentas. 


 E as mesas de canto? Que tal um abajur?

Como você pode ter observado, quando pensamos que as garrafas não tem mais serventia, nos enganamos completamente. Reciclando-as, é possível confeccionar peças únicas de decoração que muitas vezes nem pensávamos ser possível. Além de economizar recursos, ainda preservamos a natureza!

DICAS IMPORTANTES...

Se você ainda não sabe como cortar vidro ou não deseja fazer o referido corte, vá até uma vidraçaria, pois lá eles cortam do jeito que você quiser.

Mas, se você deseja cortá-los, segue um passo a passo:

Passo 1: Encher a garrafa de vidro com água até a altura que você desejar fazer o corte.

Passo 2: Amarrar barbante bem firme ao redor do vidro e na altura onde o corte será feito. Umas três voltas, bem juntinhas.

Passo 3: Com conta gotas, jorrar álcool no barbante. Cuidado para não deixar escorrer pela garrafa.

Passo 4: Guardar a embalagem do álcool bem afastada da garrafa a ser cortada. Muito cuidado! Não faça esse procedimento perto das crianças.

Passo 5: Colocar fogo no barbante com um fósforo.

Passo 6: Esperar que todo o barbante seja queimado.

Passo 7: Caso a garrafa não se parta, assim que o fogo apagar, mergulhe a garrafa cuidadosamente dentro de um balde com água fria quando a chama tiver apagado.

Passo 8: Dar um leve toque na lateral do balde para ajudar a separar as partes da garrafa, caso ela não se parta sozinha.

Passo 9: Usar a lixa para arredondar as bordas e aparar as arestas, sempre com uma luva para não se cortar. 


POSTAGENS MAIS VISITADAS

PASSARAM POR AQUI!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER E RECEBA OS MELHORES POSTERS

Nome

E-mail *

Mensagem *